sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Hino à resistência



Com música do Concerto de Aranjuez, uma canção da libanesa Fairouz dedicada à assediada Beirute.
Estamos em 1982, os israelitas atacam um pais independente – o Líbano. Beirute é submetida a um prolongado bombardeamento.

O povo sofre e a maravilhosa e pungente voz da cantora é posta ao serviço da sua Nação:

Letra: (tradução livre da tradução francesa)
Uma doce saudação do meu coração a ti Beirute,
Os meus beijos ao mar, às casas, e às rochas dos montes
Que tem o aspecto de um velho marinheiro
Saído da alma do Povo,
Tem o gosto do vinho, do pão recém saído do forno, a cara de uma bela rapariga.
E agora como ficou,
Sufocada nas chamas e nos fumos,
Glória às cinzas de Beirute, esta bela cidade que viu as luzes apagadas
Pelo sangue de uma criança.
Fechou as suas portas e ficou solitária na noite.
Beirute tu és minha, abraça-me, sê minha.
Beirute és a minha bandeira, amanhã serás uma pedra
E ferida, tal como o meu povo, vibrarás na tua viagem
Entre as lágrimas e as dores das mães,
Beirute és minha, muito minha
Abraça-me, sê minha, Beirute

Sem comentários: