quinta-feira, maio 28, 2009

Cosmopolitismos

Lido hoje num blogue francês:

Aplica-se - e de que maneira - à actual situação de campanha eleitoral. Mais uma achega para aquilo que os nacionalistas andam constantemente a dizer. Também se aplica, que nem ginjas, ao meu apoio a HNO:

Trata-se de um excerto de um livro de François Brigneau, escrito em 1994, quando o autor era um Jovem de 75 anos. Que lucidez para a idade...

"Cosmopolitismo é a palavra chave do combate actual. Cosmopolistismo vem de cosmopolita. E o que é um cosmopolita? É um homem que pretende ser um cidadão do universo e quer viver indiferentemente em todos os países: Para atingir os seus fins, é necessário que esses países deixem de ser Pátrias: a terra dos pais, defendida, guardada, e transmitida cuidadosamente , em herança, de geração em geração. É necessário que seja o mais aberta possível a todos: mas sobretudo a eles - os cosmopolitas conscientes e organizados. è necessário que as Nações percam a sua independência, a sua originalidade, as suas tradições específicas, a sua identidade e a sua densidade; que se tornem domínios do poder central cosmopolita, protegendo - em seu próprio benefício - a livre circulação dos estrangeiros

"Eles estão na sua casa na nossa casa", disse-nos o Presidente Mitterrand.

É o "santo e a senha" do cosmopolitismo."

E agora vejam lá se se aplica ou não ao que o Humberto Nuno anda a tentar explicar a todo um povo anestesiado por anos e anos de propaganda.

1 comentário:

fsantos disse...

Vinte e três anos antes Brigneau era figura de proa na Ordre Nouveau. Por curiosidade, deixo um link para uma notícia da tv francesa em que Brigneau discursa aos militantes da ON, cercados no exterior pela turbamulta esquerdista:
http://www.ina.fr/archivespourtous/index.php?vue=notice&id_notice=CAF94084351