quarta-feira, abril 01, 2009

A propósito do postal anterior

Reconheço que o postal anterior caiu como mosca no mel para "comentar" um comentário que um jovem Camarada me fez a um dos lamentos que produzi no dia seguinte ao da minha celebração da vida do Rodrigo Emílio, ao passar o quinto aniversário da sua morte.

Conheci-o há bem pouco tempo mas foi com agrado que o li. Não só pelas suas belas palavras e sentimentos, mas porque escreveu uma frase sobre a minha modesta pessoa e que se adapta completamente ao que Ivane escreveu sobre Brasillach.

"foi muito bom ver alguem que se diz de uma certa idade ter uma força e um sorriso e ironia melhor e mais lapidado que tantos jovens que conheço". Foi a tua frase. Como me senti fascista. Se leste o postal compreendes o que quero dizer.

No entanto quero esclarecer que o postal de que falas era metafórico. Estava magoado, tal como João Marchante, pela falta de memória de tantos em relação ao Rodrigo Emílio. Foi para abanar esta "nossa gente", principalmente aqueles que tiveram a fortuna de ter conhecido e convivido com o Rodrigo, e que com ele beberam - tal como eu - tudo o que ele tinha para prodigalizar a todos os que o rodearam.

Está certo que a memória por vezes é selectiva. Mas vultos há que não podem, não devem, nem concebo que sejam esquecidos. Obrigado pelo teu comentário e pela tua verticalidade. Bem Hajas.

1 comentário:

ROMA disse...

Li e compreendi camarada. A mim o que me deixa frustrado (e não, não é uma desculpa facil...) é a falta de tempo para conhecer e explorar esta fileira de blogues aqui ao lado onde escrevem tantos camaradas com tantos conhecimentos e assuntos interessantes. A criatividade da nossa Area sempre foi uma das nossas vantagens e o fascismo é para mim um turbilhão de alegria e vontade de conquista. Não conquista para oprimir ou fazer mal a alguem como dizes mas sim preencher os espaços com uma luz bem diferente. Posso tentar explicar a diferença para mim entre uma semana em que vou ter com um punhado de camaradas a lisboa e estar com eles umas 3horas e uma semana em que passo as minhas folgas aqui parado. Conheci-te num destes almoços, como fui conhecendo outros antes e cada um de nós que conheço é mais um sorriso que me acompanha no dia a dia.Como disse num desses almoços, o melhor que tenho para dar à nossa Area é um sorriso e uma forma de estar descontraida, alegre e positiva na vida.Só espero ter muitas mais oportunidades para ir conhecendo e explorando as nossas gentes.
eja eja alalà!