sexta-feira, abril 10, 2009

Na morte de um tipo curioso ...

... e típico "militar abrilino", e etc...

Morreu Aventino Teixeira, dito militar de abril, e cujo quartel de trabalho era o bar procópio. Homem de esquerda caviar, senhor de abastados cabedais, dizia-se do mrpp. Mas nele tudo cabia. Diziam as más línguas que o tal "abrileiro" esteve perto do PC, depois passou-se com armas e bagagens para o mrpp, dizia-se ainda que era de uma agência norte americana muito famosa. Se era ou não, nada posso afirmar. O que sei é que ele recrutou um operacional (que foi nosso) a quem eu vi, por sua vez (com os olhos que o chão há-de comer) recrutar uns sindicalistas que posteriormente formaram a UGT. Esse recrutamente "sindical" realizou-se ali para os lados de um centro comercial lisboeta - o Apolo 70, bem perto da então sede do pcp.

Bem mas voltando à pequena história. Aventino foi o principal fornecedor de informação jornalística no prec e sucedâneos. À sua volta giravam jornalistas, políticos, revolucionários, etc. Até a nós nos calhou levarmos com ele em cima. Dando algumas informações, procurava saber o mais possível sobre nós e as nossas actividades. Eu, pachorra para o aturar nunca tive (detesto pessoas que bebem em demasia). Mas um dos nossos - de infinita paciência - lá se encontrava com ele, sem grandes resulatdos para ambos os lados.

Foi sempre um elo de ligação entre os do mfa (de todas as tendências) e as forças de oposição ao descalabro. Pretendia, segundo dizia estabelecer pontes para impedir grandes disparates e situações extremadas... Com o mdlp acho que conseguiu...

Também não quero deixar de contar uma história exemplar de canalhice. Aventino, homem de muitas massas ajudou muito o Zeca Afonso e sua família no pré-25.

Posteriormente e com o pcp em guerra aberta com o Aventino, Zeca Afonso escreveu uma canção bem canalha a insultar aquele que tanto o tinha ajudado. Neste momento não sei da letra da dita canção. Mas eu tenho-a e vou publicá-la, podem disso estar certos. Ali se vê a verdadeira ignomínia do tal baladeiro.

Ou seja é um pouco da história dos "mentideros pós abrilinos" que hoje morreu com Aventino.

Não faz cá falta nenhuma, na minha modesta opinião.

Apostilha: Foi eanista e posteriormente foi da comissão de apoio a Cavaco para a presidência. "La routine habituelle"

Sem comentários: