domingo, abril 26, 2009

Hoje o meu pensamento está em S. Jorge - Batalha



Local mítico. Capela mandada construir por D. Nuno Álvares Pereira no local do seu acampamento na Batalha de Aljubarrota.

Orgulho-me - e muito - de ter participado com as minhas mãos na recuperação da Capela em 1960, (apesar dos meus imberbes 13 anos).
Nesse local em 14 de Agosto de 1963 recebi das mãos do meu Pai uma cópia da espada de D. Nuno, editada pela Comissão de Recuperação da Capela de S. Jorge. Foi o meu ritual de passagem para o mundo adulto. O meu Pai recordou-me nessa data a importância da defesa da Pátria Portuguesa, indicando-me como referência D. Nuno Álvares Pereira.

Poucos homens tiveram a sorte de ter um ritual de passagem tão significativo.

Hoje apeteceu-me regressar a São Jorge. Local de excepção da Pátria Portuguesa. No entanto um telefonema deixou-me estarrecido. Menos de 20 pessoas (a maioria locais) estiveram na Capela. Garanto-vos que nenhum de nós - os que lá íamos - teve a coragem de lá entrar.

Ficámo-nos pelos campos da Batalha de Aljubarrota.

Raios parta este Portugal dos (muito) pequeninos.

E depois, ao ver as declarações do Cardeal de Lisboa só me apeteceu gritar que tem bispo (designação tradicional portuguesa que as cozinheiras diziam quando o refogado ficava estornicado). Pois é, tem bispo, e dos mais rascas...

Sem comentários: