sábado, abril 04, 2009

E depois os malandros dos nazis ...

... é que foram julgados e executados. Os outros eram os "bons". Os "superiores" como lhes chama um tal de Soares.

Uma vala comum com cerca de 4500 corpos de nacionalistas, executados no finais da II Guerra Mundial pelo antigo regime comunista jugoslavo, foi encontrada a cerca de 20 km a oeste de Zagreb, anunciou este sábado a imprensa local.

São seis fossas situadas em Harmica, na região de Zapresic, próximo da fronteira entre a Croácia e a Eslovénia. A análise dos ossos encontrados indicou que eram humanos, segundo a imprensa local.

Entre as vítimas estão soldados do regime ustachi croata e de cerca de 500 oficiais do exército alemão, segundo o site do jornal Jutarnji List.

Um representante croata do Comité Helsinki para os Direitos Humanos, Ivan Zvonimir Cicak, declarou ao Jutarnji List que as vítimas eram "membros da 39ª divisão da Wermacht, composta por soldados croatas comandados por oficiais alemães".

Esta divisão rendeu-se aos soldados comunistas do marechal Tito próximo da cidade croata de Rijeka, no início de 1945. Provavelmente (sic), exército comunista executou-os e depositou os corpos nas fossas de Harmica.

A estimativa do número de vítimas foi estabelecida com base em testemunhos.

Segundo Cicak, outras valas da mesma época poderão estar localizadas na mesma região.
Fonte: Agência France Press

Sem comentários: