sábado, abril 25, 2009

Curiosidades ... ou um dia fechado em casa ...


A Igreja de Nossa Senhora da Defesa(Madonna della Difesa)em Montréal, Canadá, oferece ao visitante uma pequena curiosidade. Nessa Igreja, construída em 1919, encontra-se um fresco onde vemos Marconi, inventor da TST e prémio Nobel, e a seu lado ... Benito Mussolini, montado a cavalo.

O autor do fresco é o pintor e arquitecto Guido Nincheri (1885-1973). Pagará essa ousadia alguns anos mais tarde As autoridades do democrata Canadá (a tal da "ótpima superioridade moral") enviarão por suspeitas de simpatias fascistas o pobre do pintor (juntamente com cerca de outros mil italianos) para um campo de cancentração (desculpem isso dos campos de concentração eram os dos malandros dos nazis. Os dos democratas eram campos de repouso, assim é que está bem.


Esse fresco - pago pela comunidade italiana do Canadá - para celebrar os acordos de Latrão. Durante a guerra o fresco foi coberto com uma imagem de uma mulher de peito descoberto, observada por um anjo... Recentemente e nos trabalhos de conservação da Igreja lá descobriram o fresco e a verdade reposta. A Igreja é hoje em dia considerada "local histórico nacional do Canadá".

Sem comentários: