terça-feira, abril 22, 2008

Na morte de um verdadeiro adversário

Morreu Francisco Manuel Martins Rodrigues. Ex membro do Comité Central do Partido Comunista Português, (Campos) do qual foi expulso (Cunhal nunca lhe perdoou). Junto com o D'Espiney e o Pulido Valente fizeram a Frente de Acção Popular, que se distinguiu por ter iniciado a luta armada contra o anterior Regime.

Pós 25 do 4 foi um dos principais membros da chamada extrema esquerda. Foi igual a si próprio em toda a sua acção política.

Foi um adversário que nunca enganou. Se tivesse conseguido ter-nos-ia morto a todos. Era contudo um espírito que nunca vacilava. A sua Política Operária, (pós - 25 de Novembro) revista que sempre li com prazer, foi um marco na extrema esquerda portuguesa.

A sua análise do 25 do 4 foi sempre, quanto a mim, a mais bem fundamentada da esquerda portuguesa.

Quem desejar lê-la nada melhor do que procurar na net a sua conferência, em Maio de 2002, nas VI Jornadas Independentistas Galegas. Trata-se de um documento fundamental para a percepção do 25 do 4 visto pela esquerda.

Como adversário foi leal, porque nunca escondeu o que pretendia e como o pretendia. Sabia que podia matar e sabia que podia morrer. Teve sempre por nós (os seus verdadeiros adversários) um profundo respeito.

Também nós - os que o combatemos - lhe demos o mesmo respeito.

Agora que morreu apenas desejamos paz à sua Alma.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostava de compreender o "silêncio" sobre o Cónego Melo.