sexta-feira, abril 11, 2008

Bons tempos em que os eleitores eram consultados

Faz hoje 75 anos que a Constituição de 1933 entrou em vigor.

Apresentada ao povo, para discussão, a 28 de Maio de 1932, foi objecto de referendo constitucional no dia 19 de Março de 1933.

Resultados da votação:

A favor: 59,32%
Contra: 0,49%
Abstenção: 40,19%

Ou seja, apesar de toda a propaganda de que as abstenções contaram como votos a favor, a verdade, verdadinha é que mais de 59% dos eleitores votaram a favor.

Como eram diferentes os tempos de então. Nessa altura os "fascistas" consultavam o povo quando eram assuntos importantes (a Constituição, por exemplo). Hoje, os "grandes democratas" vão aprovar dentro de dias o Tratado de Lisboa, ou também intitulado "Tratado do Mar da Palha" (local à vista do qual foi parido) sem ligar bóia aos nossos queridos votantes que tanto dinheiro dão a ganhar às cinco máquinas partidárias que "governam" esta loja aseasada em que (sobre)vivemos.

E vivam os democratas! Viva!
E já agora viva a careca do noivo ...

2 comentários:

Marcos Pinho de Escobar disse...

Muito bem lembrado, Caro Manlius. Democracia mesmo é quando os democratas mandam nos outros. Quando os outros mandam nos democratas, então é ditadura, ou fascismo - fica à vontade do freguês. Mas os (des)governos deste já longo ciclo abrilino é que são "constitucionais" - o da outra senhora não era.
Um abraço.

Anónimo disse...

Mais uma vez, parabéns pelo seu Blog e respectivos textos.

Maria