segunda-feira, março 10, 2008

Soluções? Claro que há soluções

Ou hoje estou Optimista

Ontem foi um dia bem agradável. Passeando na margem sul de Lisboa cheguei à fala com muito tipo de pessoas (a maioria da chamada “classe operária e trabalhadora”). Falámos de tudo um pouco: desde a manifestação dos professores até ao clima de insegurança (até passámos pelo aniversário do PCP). Com grande espanto meu até consideraram que havia presos políticos em Portugal. “Libertam os pedófilos, assassinos e ladrões e mantêm presos os da extrema direita” foi uma frase recorrente que ouvi pelo menos três lugares e situações.

Isso leva-me a uma pequena reflexão (optimista, para variar o espírito negativo que me tem assaltado nestes últimos tempos).

Não será a altura (mais do que a altura) de unir a esquerda do trabalho e a direita dos valores contra a união sagrada da direita capitalista e a esquerda caviar, capitalista, humanitarista, heterofóbica, abortista e drogadita? A esquerda das “luzes”, simplificando.

Os valores da direita casam-se perfeitamente (e muito mais fácil e naturalmente) com os valores do trabalho, da solidariedade, do valor do trabalho, da família e da ordem tradicional, que encontramos enraizado na esquerda do trabalho e das necessidades.

É muito mais fácil descobrir “cumplicidades” com essas pessoas do que com a gente que nos “cai em cima” no dia a dia.

A luta comum ( e a resistência moral) é contra o império cosmopolita do consumismo “centrocomercialista” e “hipermercadista”.

Sim porque de momento não vejo capacidade (unicamente) na direita dos valores para fazer frente a esta “gentuza” (maravilhosa expressão espanhola, sem correspondente de igual valor na língua portuguesa)

Mas, meus caros, não estamos a inventar nada. Isto já foi experimentado (e com grande êxito) na primeira metade do século XX.

Vamos a isso!

3 comentários:

Flávio Gonçalves disse...

É certamente a altura de unir a esquerda social e a direita dos valores, assim o tem pregado Alain Soral lá fora a muito ouvido surdo.

Waco disse...

Vamos a isso!
Este ano vamos ao 1º de Maio do PNR.
Vamos!

Vítor Ramalho disse...

Claro que é possível uma grande organização compreendida entre a esquerda nacionalista e a direita social. Penso mesmo que é a única alternativa à Ordem Mundial que tanto mal tem feito ao povo e aos povos.