sexta-feira, outubro 12, 2007

A Ténia

Com aquela insónia que agora - e nos últimos tempos -me tem assaltado dei por mim sem capacidade de continuar (pelo menos hoje) as minhas reflexões sobre o como regressar a uma actuação política em Portugal. Penso ter capacidade - e tempo - lá para Sábado.

Até lá fico pelo fait divers. É mais seguro. Roubo, se necessário, as ideias dos outros. Assim não danifico nada.

Li - agora mesmo - um postal de um blogue francês que frequento diariamente. Trata-se de um blogue feminino de uma maurrasiana inteligente e muito dedicada, de seu nome Ivane.

Falava de Henry de Montherlant. Um dos seus - e meus - autores de cabeceira. Há livros - dizia Maurras que só convém aos sábios, outros podem, sem perigo, "correr a rua". Os livros de Montherland podem correr a rua, mas convém salvaguardar alguns pontos. Um deles - importante para o caso - tem a ver com a dignificação da homosexualidade, e a sua ligação à "tradição" grego romana da pederastria. Convém, neste caso, fazer já uma declaração de princípios: nem tudo foi belo, nem tudo foi grande, nem tudo é "analógico" (parafraseando Evola) no mundo grego - romano.
Leiam Montherland, mas lembrem-se de que os mitos são eles mesmo um misto de valores, de belezas, de fraquezas, e ainda que seria estultícia pensar que todo e qualquer autor não tenha algum vício, que não tenha conhecido a derrota, e que não tenha as suas dúvidas ... A Vida é feita de tudo isso ...

Apostilha:
Ivanne - uma mulher -, dá-me pela primeira vez uma leitura feminina da pederastria. Gostei, não seria capaz de ser tão sagaz como ela. Roubo-lhe as palavras. Para mim é um pensamento definitivo. Pois aqui vão:
"Detesto tudo que rebaixa o homem. Odeio o temperamento feminino daqueles que cedem às suas tendências, mesmo à custa de uma mancha na sua honra. Tudo o que toca na homosexualidade parece-me ser um sinal não somente de fraqueza, mas também de inferioridade. Mas, também é verdade que não podemos obrigar ninguém a ser superior ... Penso que cada um é livre de se subordinar os seus desejos como lhe convenha. Digo apenas, e simplesmente, que a forma de tratar os seus desejos é um modo, um modo entre outros, de se elevar ou se rebaixar".

1 comentário:

Anónimo disse...

e que tal partilhar connosco o endereço do blog da senhora? ou isso causa-lhe ciúmes? :-)