terça-feira, outubro 02, 2007

Erros nossos, má fortuna?

Voz amiga chamou-me a atenção que devo parar de dar porrada nos dois jovens que cometeram uma acção descabelada, e que se calhar já estão arrependidos. (ou seja, bem à portuguesa: não há rapazes maus, dizia o Padre Américo...)

Pois eu continuo a achar que essa voz amiga não tem razão. E porquê?

Porque um erro (quando despropositado e irresponsável) pode deitar a perder todo o trabalho de muita gente!

A título de exemplo, vou contar uma história – verdadeira – que a todos nós nos encheu de júbilo, nos idos de 1975.

A acção passa-se no Aeroporto de Lisboa. Meados de Julho de 1975. O Arcebispo de Braga – Primaz das Espanhas, não nos esqueçamos – vai de visita ao Brasil.

Os mfa e os copcães resolvem revistá-lo porque tinham tido a informação (caíram que nem uns patinhos na armadilha, segundo consta) que ele levava dinheiro (muito) para o estrangeiro.

Ou seja despiram totalmente o desgraçado ao Arcebispo. Chegaram a fazer o toque rectal para se certificarem que o tipo não tinha metido o dinheiro no “ânus”. Ou seja, humilharam-no até mais não! Fartaram-se de rir. Recordo que quando tive conhecimento do caso (já em Madrid) foi-me relatada detalhadamente uma conversa tida numa messe de oficiais de uma unidade de cavalaria em que os mfa(iosos) se divertiram à grande e à “moscovita” a contar os detalhes do caso. O embaraço do bom do Arcebispo, etc.

Todos nós tivemos imediatamente a certeza que tinha sido o princípio do fim deles. Era um erro demasiado grande para não ter consequências!

A história conta o resto. Regressado a Portugal logo deu luz verde a um empenhamento profundo da organização católica contra os mfas. O que nunca – até à data – sequer lhe tinha passado pela cabeça.

Repito. Um erro de uns malucos do mfa deitou tudo a perder para eles - a partir daquele momento foi tudo muito mais fácil. (ainda bem, dizemos nós...)

Mas a analogia é gritante!

Ou seja reitero o que já disse:

haja cabeça, ideias, organização e disciplina! E pensem (ou obriguem-nos a pensar) antes de agir!

Sem comentários: