sexta-feira, setembro 28, 2007

As “cenas” dos últimos dias

Cito de cor: (não tenho comigo os meus documentos) “ a nossa gente não tem de mudar de ideias, mas as nossa ideias é que tem de mudar de (alguma) gente”.

Quem o disse – e repetiu dezenas de vezes - foi o nosso inesquecível Rodrigo Emílio (como sempre, mas mesmo sempre, com carradas de razão).

Também me apetece citar o nosso Ortega Y Gasset, Mestre de tantos nós (e tão difundido em Portugal por Carlos Eduardo do Soveral). E que dizia:

“O homem excepcional não é o petulante que se crê superior aos outros, mas aquele que exige mais a si próprio que aos demais.

A característica do momento é que a alma vulgar, sabendo-se vulgar, tem o desplante de afirmar o direito à vulgaridade e de a impor em toda a parte.”

E mais (sobre este assunto) não me apetece, para já, dizer. Fico-me!

1 comentário:

Flávio Gonçalves disse...

Estou sempre a citar essa frase do Rodrigo Emílio. É extremamente correcta.