segunda-feira, agosto 27, 2007

Wissemann - XI












Este assunto Wissemann está longe de estar encerrado. Relendo o livro recentemente editado em Portugal sobre "Os Alemães em Portugal", editado pela "Antília" lá descobri o nosso Nassenstein que foi a única testemunha alemã do sacrifício de Wissemann.

Passo a transcrever:

Diz-se que em 1942 a contra-espionagem em Portugal estava a cargo do SS-Sturmbannführer (major) Cecil Nassenstein. Nassenstein, desde 1936 tido como homem de confiança (V-Mann), foi destacado no estrangeiro em 1940 pelo Departamento VI (SD-Estrangeiro) do gabinete principal de segurança do Reich das SS. Dados os seus excelentes conhecimentos de inglês, foi-lhe confiada a tarefa de vigiar as actividades dos serviços secretos americanos e ingleses. No que respeita aos primeiros, desempenhou a tarefa com êxito, mas, relativamente aos segundos, não chegou a decifrar os códigos do MI6. Desempenhou missões altamente secretas pelo menos até 1944, altura em que uma agente sérvia informou que Nassenstein se encontrava em Portugal com o nome de código Cecil Rhode, o que teria levado à sua descoberta.

1 comentário:

Nasson disse...

Hi José Carlos. Please, send me any messages, as Cecil Nassenstein is my grand father. I would like to have more information about the time he spent in Estoril.
Thanks, STN