domingo, agosto 26, 2007

Os bufos


Saiu há tempos um livro sobre os Serviços secretos portugueses editado por um jornalista José Vegar e em que revela algumas coisas sobre o SIS e seus antecedentes.

Foi escrito em colaboração (óbvia) com alguém lá de dentro. Do resto de que fala pouco me importa, não quero - contudo - deixar de analisar o que lá está escrito sobre o episódio MAN (Movimento de Acção Nacional.

Conforme se recordam o MAN surgiu em meados dos anos 80, impulsionado por diversos jovens de entre os quais se destacou o Luís Henriques. Luís Henriques era um jovem com muitas qualidades e quase tantos defeitos (aliás, como todos nós). Passou das palavras aos actos e isso foi importante. Nunca o acompanhei nessa sua missão mas nunca lhe faltei com os conselhos (duas ou três vezes, no máximo) que me solicitou. Fez coisas acertadas, coisas erradas, mas fez!

Editava um Jornal que eu comprava nas bancas. Foi a minha única atitude simpática face ao MAN.

Não concordei com algumas atitudes descabeladas do MAN, nomeadamente uma que me chateou a sério: um dia numa conferência organizada pelo Miguel Castelo Branco, da Nova Monarquia, em que estava presente um Grande Português (de cor negra) um grupo de elementos dessa Organização resolveu marrar com ele só pela cor da pele. Saltou-me a tampa e disse algumas coisas que os tipos não gostaram, mas não gostaram mesmo! Que se lixe!

Bom voltando atrás.

No referido livro conta-se a história de um tipo que (de ressabiado e com falta de massas) resolveu passar a ser o bufo de serviço do SIS junto do MAN. Até aqui nenhuma novidade (já se sabia e o tipo já tinha sido identificado). O que eu gostei mais de saber foi que foi ele que implicou o nosso Rodrigo Emílio em toda a guerra do MAN. Sim porque para mostrar serviço - e continuar a receber as massarocas - o MAN tinha de ser uma ameaça real. Para isso nada melhor do que envolver o Rodrigo Emílio e uns estrangeiros no assunto.

É patético que o estado tivesse gasto dinheiro desta forma. Que falta de nível. Foi atroz ler o que li. Então o SIS é isto? Deus meu! Estamos entregues aos bichos!!! E querem eles agora investigar a ETA. O quê? Com gente desta? Bem vão gozar os etarras habituados que estão a lidar com gente a sério!

Enfim cada país tem os serviços que merece.

Mas depois deste intróito eu vou contar - em próximos postais - umas coisas da época.

1 comentário:

Anónimo disse...

Camarada obrigado por mencionar a esta obra que já tinha visto nas livrarias mas ignorava que tinha uma parte dedicada à causa nacionalista. Já que gosta de contar as histórias do meio fique sabendo que quando vários camaradas do Man foram detidos o Luís Henriques fazendo uso da falta de carácter que na altura já muitos lhe reconhecíamos resolveu afirmar que não estava na disposição de pagar sozinho por aquilo e que tinhamos de implicar outros nomes, mencionando de seguida vários. E um deles era o seu!! Provavelmente será mais um dos defeitos que mencionou desse rapaz.