sexta-feira, agosto 03, 2007

Em nome da arte...


Dia 31 de Julho - Universidade Lusófona. Lisboa. Um antigo quartel dos tempos em que o Exército Português se designava por "glorioso".

Neste dia este indivíduo é doutorado "honoris causa"?? por esta universidade.

E no Auditório Agostinho da Silva!!!!!!!!!!!!!!!

Quem falou. Almeida Santos (laudatória) e Manuel Damásio (apresentação). Não me pronuncio mais sobre estes dois indivíduos. Recuso-me em nome dos meus princípios e da minha memória.

O "doutorado" foi o terrorista Marcelino dos Santos, da Frelimo, que tantos e tantos mortos causou aos portugueses antes e depois do 25.

O gabirú também escreveu poesia. Tinha o pseudónimo de Kalungano.

Apenas quero recordar uma sua afirmação publicada na revista Tempo de 26/6/85 :

"A Arte deve fuzilar todo o inimigo da revolução".

Tal como os de Bela Khun na Hungria do final da 1ª Guerra Mundial que fuzilavam em nome da Cultura, estes fuzilavam em nome da Arte.

E não foram poucos os desgraçados que levaram com umas rajadas de arte e com mais arte como tiro de misericórdia!

Pois é os "interesses económicos ou triangulares" impõem-se neste vale tudo em que mesmo colocando o "avental" quem por lá anda sai bem conspurcado!

A propósito eu fui militante do Jovem de Portugal. Quem perceber, percebeu!

3 comentários:

Anónimo disse...

O Manuel Damásio certamente perceberá, se ler...

josé carlos disse...

Não era nele que eu estava a pensar quando escrevi o que escrevi. Era noutros dois que assistiram ao chamado "evento social".

Anónimo disse...

Eu não estava lá... lendo o texto, só encontrei Manuel Damásio para rimar com Jovem Portugal e avental...