sábado, julho 28, 2007

Os Mestres Cantores ou os mestres pintores?



O impensável aconteceu. Sob os fortes aplausos da nomenclatura (Durão Barroso e Angela Merkel) e os apupos ensurdecedores do público presente e que pagou os seus bilhetes, realizou-se na Baviera a 96ª edição do Festival Wagneriano de Bayreuth.
Katharina Wagner descendente (degenerada?) do Compositor "encenou"???? os Mestres Cantores de Nuremberga, a obra mais "nacionalista" de Wagner. As palavras de Hans Sachs no final da ópera "a arte preserva a nação no momento do perigo" foram repetidas vezes sem conta nos anos de 1943/44 em Bayreuth até os Aliados terem decidido acabar com Bayreuth, bombardeando de propósito o Teatro ( e depois venham-me falar da superioridade moral e cultural deles, que eu rio-me à gargalhada).

Bem da "encenação" feita pela bisneta de Richard consta de uma tentativa de reescrever a ópera. Desde a destruição em palco das estátuas de grandes vultos da Cultura Alemã (Bach, Dürer, Goethe, Schiller e do próprio Richard Wagner) até enormes mãos com o terceiro dedo erguido e o 2º e 4º recolhidos há de tudo. Os "mestres cantores" passaram a "mestres pintores". Os figurinos "modernos" com eles e elas meios "abichanados" em calções de licra e com gestos adamados,e, um "deboche" de pintura e nudez do segundo acto fizeram parte da nova "versão". Ou seja no templo de Wagner - Bayreuth - reinou o diabo.

Pobre de mim que critiquei Pinamonti pelos assassinatos de Wagner em S. Carlos. Pelo que se passou em Bayreuth só me apetece dizer, volta Pinamonti, estás perdoado!

É claro que "o deles" Durão Barroso aplaudiu. Outra coisa não seria de esperar!

1 comentário:

Humberto Nuno de Oliveira disse...

Que mundo de cafres este em que vivemos...
Um abraço