sábado, julho 07, 2007

Karl Wissemann – IX

Pois acabou, para já, esta série de postais que anunciei em 20 de Junho e foram saindo ao longo destas dias. Comecei a 22, e dia 26 (ambos de Junho). Em Julho poderão consultar os postais dia 1,5,6 e os de hoje. À medida que os fui escrevendo de mais coisas me fui lembrando e ainda esta semana (falando com o único camarada ainda vivo que também participava das tertúlias do Avis) outros dados consegui juntar a este "dossier".

Penso que se tiver saúde e tempo (e ainda cá estiver) após a minha reforma não deixarei de tentar consultar os arquivos que podem ainda fazer mais luz neste caso. Mas, como não quero qualquer exclusivo, e, alguém pode desejar adiantar-se a mim, não quero deixar de chamar a atenção para os presumíveis e futuros investigadores para uma série de arquivos que podem lançar muita luz sobre todo este caso.

Em primeiro lugar o arquivo PIDE. O processo individual de Wissemann. A legislação não me permitiu consultá-lo. Só com autorização da família. E tanto quanto sei não há descendência directa.

No arquivo PIDE pode e devem ser consultados os ficheiros e processos de entrada de estrangeiros em Portugal. Estavam na posse dos SEF que os microfilmaram e remeteram recentemente de volta para o arquivo PIDE. Também os referentes à colaboração com os Serviços Ingleses, bem como os referentes à expulsão dos alemães de Portugal em 1945,46 e 47.

Nos arquivos ingleses (não sei onde, mas vou-me informar) devem estar os relatórios sobre a captura de alemães em Portugal.

Nos arquivos portugueses:

Aquivo Salazar.

Cartas de Pimenta para Salazar. Já as li todas e há 4 que dizem respeito a Wissemann. As cartas e os cartões de resposta de Salazar estão na posse da Família Pimenta que os emprestou ao Prof. Braga da Cruz para a edição de um livro sobre o carteio Pimenta - Salazar, e que segundo Teresa Pimenta seria lançado no mercado ainda em 2006. Estamos em Julho de 2007 e nem vê-lo.

Deve ainda consultar-se as cartas para Salazar de Cabral Moncada, João Ameal e de Caetano Beirão (pai).

Arquivo João Ameal (está na Biblioteca Nacional). Trata-se de um dos melhores arquivos existentes. Muito bem organizado. Encontram-se lá preciosidades. Tem de haver algo sobre Wissemann, quanto mais não seja cartas de Pimenta, O'Neill, Fernando Campos, Amândio César e também de Salazar. Trata-se de um arquivo que os nossos historiadores pouco prezam.

Arquivo Amândio César, está nos Arcos de Valdevez. A ver absolutamente.

Arquivo Pimenta - Guimarães. Ver cartas sobre Wissemann das mesmas pessoas acima indicadas bem como de Caetano Beirão.

Arquivo Legião: verificar as pastas referentes ao acompanhamento que a LP fazia aos "ingleses" e aos "alemães" durante e após a guerra. Tem de haver alguma coisa, apesar do arquivo especificamente Wissemann não existir.

Já agora consultar os arquivos alemães sobre Wissemann.

E já agora consultem as empresas alemãs expecializadas em genealogia (existem on-line) para mais elementos de carácter pessoal do personagem.

E boa sorte na investigação.

1 comentário:

Flávio Gonçalves disse...

Fico tentado... fui para História (na FLUL) exactamente para me dedicar a estas investigações incomodativas.

Infelizmente quis a economia que eu acabasse como vigilante...

Mas um dia haverá tempo para investigação, a esperança é a última a morrer.