quarta-feira, junho 06, 2007

Segunda ...

Angola. Início dos anos 70.

Um pequeno grupo de "flechas" (todos eles negros) acompanhados de um transmontano de elevada estatura entra em combate com o MPLA.

Um dos "flechas" (o seu chefe) é mortalmente atingido e cai na água. Este Homem foi um dos grandes heróis de toda a guerra do Ultramar. Lutou com um denodo extraordinário. Teve um percurso (pelo menos) semelhante ao de Marcelino da Mata. Foi um dos últimos Heróis do Império!

Em qualquer caso normal o seu corpo seria abandonado no local face à impossibilidade (que parecia absoluta) de o resgatar.
Mas isso não aconteceu. O nosso transmontano (outro grande Herói) convenceu um piloto de helicóptero a vir resgatar o corpo. E assim foi. Foram largas dezenas de minutos em que o heli esteve "parado" no ar enquanto X. sózinho na água tentava içar um "corpo morto" de largas dezenas de quilos da água. X consegui-o. O piloto arrasou completamente o seu pulso com a manobra que fez.

Mas o nosso Herói pode ser entregue à Família e enterrado com todas as honrarias que sobremaneira mereceu.

A comunidade de combate e de Portugalidade valeu mais do que o sacrifício e os perigos passados pelos que resgataram o corpo do Herói!

Sem comentários: