sexta-feira, junho 22, 2007

Karl Wissemann - 2


Wissemann era um jovem alemão que cedo aderiu ao Nacional Socialismo. O seu pai Kurt foi um dos grandes heróis da aviação alemã, morto em combate em 1917.
Revelando-se um dos melhores alunos do curso de direito cedo chamou a atenção de Goebbels que então liderava a batalha de Berlim para a conquista do poder. Os muito jovens irmãos Wissemann lutaram arduamente nas ruas de Berlim, integrados nas fileiras NS. Essa tradição de combate levou a que o irmão mais velho fosse um distinto oficial das Waffen SS (também ele condecorado com as folhas de carvalho e caído dentro do seu tanque às portas de Estalinegrado.

Karl entra, perto do ano de 1936, ao serviço do Ministério de Goebbels. A sua formação em direito e em jornalismo, para além de dispor uma forte bagagem cultural, filosófica e politica indicava-o para grandes voos.

Vimos posteriormente a encontrá-lo como adido de imprensa em Vichy, junto do Estado Francês. Com o decorrer da guerra vem para Lisboa, onde assume as mesmas funções. Recorde-se que quer a França não ocupada quer Portugal eram dois dos principais países neutros da Europa e em que muito da guerra se jogava. Lisboa era um feudo inglês e tinha que ser um elemento de elevada estatura para contrariar a propaganda anglo-americana.

1 comentário:

Flávio Gonçalves disse...

Caríssimo, estamos a preparar a edição portuguesa da Metapedia (www.metapedia.org), uma versão alternativa (leia-se nacionalista) da Wikipedia: uma wikipedia nossa!

Caso nos possa auxiliar com artigos biográficos pertinentes a movimentos e nacionalistas portugueses, fico desde já grato.

Pode contactar-me pelo e-mail flaviocapelo@gmail.com