quarta-feira, junho 13, 2007

Cairam que nem uns patinhos ... os camelos




Pois é todos a embandeirarem em arco e não perceberam que já foram comidos.

Ele foi o Silva, o Mendes, e outros que tais (incluindo os jornaleiros)e o Sócrates já os papou a todos ( e mais, já papou a Câmara de Lisboa.

Será que alguém acredita que o Aeroporto não vai para a Ota? Ai vai vai, garanto-vos.

Estava mesmo disposto a apostar um almocinho (com gambas de entrada como o Humberto Nuno gosta e tudo) em como eu tenho razão.

Senão vejamos:

Tem de haver compromissos muito fortes para a decisão Ota. Há muita gente que já lá meteu o seu dinheirinho para obter lucros chorudos. O lobby da construção é muito forte.

Mas a principal razão da minha "absoluta certeza" tem a ver com o negócio Portugália a quem ninguém ligou nenhuma.

Mas o que é que se passou? A Portugália era uma Companhia aérea do Banco Espírito Santo. O negócio da ligação Lisboa - Porto - Lisboa era uma das suas principais rotas e dos mais rentáveis da companhia.

Com a Ota o negócio desaparecia e a Portugália perderia bastante do seu "valor". O prejuízo do Banco seria enorme. Ou seja um mau investimento. (sim porque com o aeroporto na Ota ninguém - mas absolutamente ninguém - iria perder 4 a 5 horas para ir de avião ao Porto, quando o Alfa leva 2 horas e quarenta minutos).

Mas o Estado vai precisar dos Bancos internacionais para financiar a sua Otinha de estimação. O grupo BES tem óptimas relações com a banca internacional. Logo não pode ser hostilizado com prejuízos vultuosos.

Mas para tudo há solução! O Estado (ou seja nós todos, os camelos dos contribuintes) compra a Portugália por uns cinco milhões de continhos através da sua empresa TAP.

E se calhar prometeu ao BES lá nos terrenos da Portela a instalação de um helioporto que permita um novo negócio. Ligações de helicóptero à Ota e ao Porto. Quem sabe?

Mas atrasar a decisão do aeroporto seis meses para ficar tudo na mesma não lembra ao diabo dirão os meus estimáveis leitores. Vai custar uns milhões de contos a mais. E logo agora que estamos na "crise".

Mas eu faço uma pergunta. O que é que custa gastar uns milhõezinhos (dos camelos, não nos esqueçamos) se eles ganharem a Câmara de Lisboa?

Esse é o objectivo principal. O resto são "peanuts".

Olhem que o almoço vai-me saber muito bem!

Sem comentários: